HIDRÓLISE - NOME COMPLEXO, PROBLEMA COMUM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA!

Solado Hidrolisado

Você já deve alguma vez ter aberto uma embalagem de um calçado de segurança e ao utiliza-lo o solado começa a rachar ou esfarelar. Isso acontece devido a um processo químico chamado Hidrólise.

A maior parte dos calçados de segurança e também tênis e botas tecnológicas é feita com um material chamado Poliuretano. Este polímero é usado nas mais diversas áreas da indústria e está presente em itens que vão desde preservativos até pneus de carro. Uma das principais aplicações do Poliuretano é no desenvolvimento de espumas rígidas e borrachas, materiais presentes em praticamente todos os calçados de segurança.

O Poliuretano é perfeito para garantir leveza conforto e segurança nas passadas. Junto com os benefícios, este material também demanda cuidados para que a sua vida útil seja prolongada, o que inclui a limpeza dos produtos, mas não só isso


Sobre a hidrólise

Para esclarecer este assunto, então, antes de falarmos sobre os cuidados, vamos falar sobre a  “hidrólise”. A hidrólise, cuja origem está associada à quebra química de uma molécula à associação de água, é um fenômeno que ocorre com frequência em polímeros. E, apesar de o poliuretano ser um polímero muito resistente, ele não está imune à hidrólise e aos seus efeitos.

Quando nos referimos aos calçados, esta reação química pode acontecer principalmente em decorrência de três fatores: armazenagem inadequada, sujeira ou falta de utilização. É justamente por isso que uma bota ou um tênis guardado por muito tempo pode começar a se “desfazer”.


Como evitar a hidrólise

Fica muito mais fácil pensar na solução quando se entende a origem do problema, certo? Por isso, tendo em mente as causas da hidrólise, uma das nossas dicas de ouro quando falamos em calçados é: use-os. Por mais estranho que isso possa parecer, quanto mais você usar um calçado, mais tempo ele vai durar. O movimento ajuda o poliuretano a manter as suas características por evitar que as partículas se separem. Além disso, mantenha-os sempre secos, limpos e armazenados em locais frescos e arejados, já que as temperaturas extremas e a umidade também colaboram para a hidrólise.

Evite deixar grandes quantidades paradas em seu estoque, pois, calçado parado é um potencial fator para a Hidrolise, a quem diga que movimentar os calçados armazenados despejando-os das caixas para o chão e os guardando de volta tendem a aumentar a sua durabilidade, porém, não existe nada que comprove isso a não ser os comentários de pessoas que já o fizeram e garantem que dá certo.

Esses cuidados simples poderão fazer seus calçados durarem muito mais!

Comentários

  1. Excelente postagem! O desconhecimento do tema faz empresas comprarem calçados com "custo baixo", mas não se atentam a esses detalhes que a matéria esclareceu. Abraço e sucesso,

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem! O desconhecimento do tema faz empresas comprarem calçados com "custo baixo", mas não se atentam a esses detalhes que a matéria esclareceu. Abraço e sucesso,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas EPI - Diferenças entre os Respiradores PFF1, PFF2 e PFF3

A HISTORIA DO EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )