Dicas EPI - Diferenças entre os Respiradores PFF1, PFF2 e PFF3


Bem pessoal, como informado na postagem anterior vamos agora verificar as diferenças entre PFF1, PFF2 e PFF3. Lembrando que PFF significa Peça Facial Filtrante.

Os respiradores classificados como PFF1, são aqueles destinados a proteger o usuário contra poeiras e nevoas, os respiradores PFF2, são aqueles destinados a proteção dos usuários contra fumos e ou agentes biológicos, já os PFF3 são aqueles que protegem os usuários contra toxidades desconhecidas e particulados altamente tóxicos.
Agora vocês devem estar perguntado, o que são poeiras, nevoas e fumos ? vamos lá;
Poeiras; São formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar. As poeiras são os contaminantes mais comumente presentes em ambientes de trabalho.

Nevoas e neblinas; são constituídas por particulados líquidos na forma de gotículas em suspensão na  atmosfera. A diferença entre elas é que as primeiras, as névoas, são geradas por processo mecânico, como ruptura física de um líquido durante processos de pulverização, nebulização ou borbulhamento; já as neblinas são produto da condensação na atmosfera de pequenas partículas líquidas provenientes de um líquido previamente volatilizado por processo térmico.

Fumos; Os fumos ocorrem quando um metal ou plástico é fundido (aquecido), vaporizado e se resfria rapidamente, criando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Os fumos, tais como as poeiras, são particulados originados a partir de materiais sólidos.

Além dessas ainda existem outros tipos de contaminantes como Vapores e Gases, mas esses veremos em outras postagens.

Comentários

  1. Boa tarde

    Gostei das explicações.

    Faltou completar com os vapores e Gases.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Simplificado e objetivo!

    ResponderExcluir
  3. Posta sobre gases e vapores, quando vi diferença entre as peças, pensei que ia encontrar essa informação, e quando leio falta justa o que eu queria saber, a norma trás 3 tipos de peças descartáveis, e vc explicou as 3, então não tem descartável para gases e vapores? imaginei gases e vapores seria especies do gênero radionuclídeos denominado na NR-06.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Genilson, Boa Noite !!
      Desculpe mas não compreendi sua duvida, poderia me dizer especificamente qual seria ?
      Com relação aos respiradores para Gases ácidos e Vapores Orgânicos os mesmos possuem uma versão descartável.

      um Forte abraço, e obrigado pelo vosso comentário, aguardo vossas duvidas !!!

      Excluir
  4. O que eu quis dizer, é que gostaria de ver uma matéria mais aprofundada sobre Gases ácidos e Vapores Orgânicos, equipamentos de proteção indicados, principais substâncias que exala este tipo de contaminantes, algo mais completo, pesquisei bastante e não consegui encontrar nada bem explicativo.
    No final desta postagem vc's disseram que outras postagens iriam falar sobre gases e vapores, e procurei no blog e não encontrei. Estou aguardando..
    Um forte abraço tbm!!!


    ResponderExcluir
  5. BLZ.
    so que q 6200 resolve todos os problemas previstos i e a mais indicada para gases ácidos e vapores

    ResponderExcluir
  6. mais parabéns! pois poucos resolvem publicar um pouco do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    Achei uma apostila muito boa da 3M que explica tudo o que vocês querem saber e que nosso caro Vander não postou, aqui vai a página:
    http://solutions.3m.com.br/3MContentRetrievalAPI/BlobServlet?lmd=1342415694000&locale=pt_BR&assetType=MMM_Image&assetId=1319233401674&blobAttribute=ImageFile

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. vander ocana.
    gostaria de saber qual dos respiradores são indicado para pintura industrial, no caso sou inspetor e trabalho perto dos pintores...
    o pff2 carvão ativado tem diferença do sem carvão ativado...? qual indicado para nevoas de tinta...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu material publicado Vander!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTORIA DO EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )

HIDRÓLISE - NOME COMPLEXO, PROBLEMA COMUM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA!