Cartucho VO, GA ou VO/GA?

Essa é uma dúvida frequente de muitas pessoas, utilizar cartucho para Vapores Orgânicos, Gases Ácidos ou ambos em um único cartucho?

Isso irá depender evidentemente do ou dos contaminantes presentes no ambiente de trabalho e já identificados previamente, mas partindo de um pressuposto que no ambientes existam somente um e ou ambos os contaminantes (Vo/Ga), a opção mais comum é a utilização do cartucho combinado VO/GA, lembrando que o cartucho químico não protegem o usuário contra partículas e filtros para partículas não protegem contra gases ou vapores. Porém, se no ambiente possuir somente por exemplo, Vapores Orgânicos e você estiver utilizando um cartucho combinado para Gases Ácidos e Vapores Orgânicos a vida útil do cartucho tende a ser menor, pois, esse cartucho possui proteção contra 2 contaminantes ao invés de somente um.

Vale ressaltar que não é possível determinar previamente o tempo em que um filtro/cartucho vai se saturar, pois, esses valores dependem da concentrações ambientais dos gases e partículas, temperatura, umidade relativa do ar e esforço físico realizado pelo usuário, dentre algumas outras variáveis, no entanto, eles devem ser substituídos quando o usuário perceber alguma dificuldade para respirar, se começar a sentir odores e algum gosto ou mesmo se o cartucho estiver danificado.

A utilização de Pré-filtro ajudam a aumentar consideravelmente a vida útil do cartucho, pois, esse tende a reter boa parte das partículas suspensas no ar, evitando dessa forma o entupimento precoce do cartucho.

 Lembramos que a utilização de Respiradores purificadores de Ar, devem ser consultados as devidas orientações constantes em regulamento e Normas Nacionais tais como NR´s, PPR, etc. Não utilize qualquer tipo de respirador caso tenha alguma dúvida quanto aos contaminantes e ambiente de trabalho.

Abraços e até a próxima! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas EPI - Diferenças entre os Respiradores PFF1, PFF2 e PFF3

A HISTORIA DO EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )

HIDRÓLISE - NOME COMPLEXO, PROBLEMA COMUM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA!