Luva de Borracha... Qual usar?


Atualmente existem vários tipos de Luvas, porém, aqui vamos abordar as mais comuns deixando de lado seus fabricantes.

Você já deve ter utilizado uma luva de borracha no qual não durou quase nada, ou, sofreu alguma reação química. Isso ocorre, pois, alguns produtos químicos podem reagir ao Látex Natural e não à Borracha Nitrílica e assim por diante.

Abaixo vamos descrever alguns dessas Luvas.

Látex - também conhecido por borracha natural. As luvas de látex oferecem conforto, flexibilidade, maleabilidade, sensibilidade tátil e resistência a mudanças de temperatura.

Uma grande desvantagem é o fato de o látex poder causar reações alérgicas, o que muitas vezes exige a escolha de materiais hipoalergênicos.

Borracha butílica - Hipoalergênica, é considerada uma borracha para aplicações especiais por possuir grande resistência à permeação de gases e vapores de água.

Também possui grande resistência à oxidação, corrosão pelo ozônio e abrasão, além de se manter flexível a baixas temperaturas.

Pode variar em diferentes aspectos como composição e estabilização. Recomendada para o manuseio de diversas substâncias tóxicas.

Borracha Nitrílica - Borracha sintética derivada da acrilonitrila e butadieno, também é hipoalergênica. Com ótima elasticidade e resistência, sua propriedade mais marcante é a resistência ao óleo mineral e gordura animal, além de outros produtos, como bases e combustíveis.

Neoprene - O neoprene é uma borracha sintética obtida pela polimerização do policloropreno. Possui elasticidade e destreza semelhantes ao látex, mas é mais resistente à degradação, além de apresentar resistência a uma ampla variedade de produtos químicos. É hipoalergênico.

PVC - O policloreto de vinila, uma mistura derivada de cloro e petróleo, é uma das matérias primas de menor custo, e possui excelente resistência química e resistência à abrasão.


Clique AQUI e faça download de um Guia de Resistência Química da Luvas x Produtos Químicos.


DICAS PARA A ESCOLHA DA LUVA ADEQUADA  

Tipo de trabalho

É importante saber qual a característica da luva a ser usada para o seu trabalho. É necessária grande aderência? É mais importante a sensibilidade tátil? O trabalho exige a troca frequente de luvas? Todos estes fatores devem ser levados em consideração na escolha da luva.

Identifique o perigo

A luva será utilizada para manipular material biológico? Produtos químicos? Necessita grande resistência?

No caso de produtos químicos, verifique sempre a FISPQ para saber sua composição e compará-la com a lista de compatibilidade que disponibilizamos acima.

Em breve postaremos um artigo especifico sobre FISPQ.

Abraços e até a próxima! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas EPI - Diferenças entre os Respiradores PFF1, PFF2 e PFF3

A HISTORIA DO EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )

HIDRÓLISE - NOME COMPLEXO, PROBLEMA COMUM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA!