Existe um Limite de 100 kg para Trabalho em altura?

Essa é uma dúvida muito comum, um Trabalhador com mais de 100 kg pode trabalhar em Altura ?

A resposta é sim, porém, existem algumas considerações a serem levadas em conta. Não existe um peso máximo previsto em lei.

A NR-35, norma que regulamenta o trabalho em altura, não menciona o peso do usuário, afirmando que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (...) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.

Os 100 kg que tanto se fala, são os 100 kg cujos os teste e ensaios foram realizados e não são uma regra para o uso ocupacional.

Fato é que uma pessoa com 100 kg pode não estar obesa devido a sua altura dentre outros fatores, porém, somente um médico poderá avaliar tais questões. Devesse avaliar se o trabalhador em questão tem condições físicas e de saúde de exercer a função. Cabe ao empregador, via SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), a avaliação do trabalhador para determinar se este está ou não apto ao trabalho.

Dentre outros fatores, estão a dos equipamentos, se estes atendem as Normas vigentes e se os mesmos são capazes de atender a usuários com um peso ou massa superior a 100 kg. Existem no mercado produtos com capacidade de até 180-190 kg de capacidade.

Abraços e até a próxima! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas EPI - Diferenças entre os Respiradores PFF1, PFF2 e PFF3

A HISTORIA DO EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )

HIDRÓLISE - NOME COMPLEXO, PROBLEMA COMUM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA!